Primeiro robô humanoide russo cai em apresentação e vira piada nas redes

(Foto: Reprodução/vídeo)
O primeiro robô humanoide desenvolvido com tecnologia russa, chamado AIdol, protagonizou um momento constrangedor ao ser apresentado em Moscou na última segunda-feira (10/11).
Subindo ao palco do Centro de Convenções Yarovit, o robô cambaleou, perdeu o equilíbrio e caiu em poucos segundos, enquanto funcionários corriam para socorrê-lo e cobrir o cenário com um pano preto.
A startup russa Idol havia anunciado AIdol como um avanço da robótica no país, destacando sua capacidade de se mover, manipular objetos e interagir como um humano, inclusive piscando os olhos graças à inteligência artificial incorporada. Segundo Vladimir Vitukhin, CEO da empresa, 77% dos componentes do robô são fabricados na Rússia, e a meta é chegar a 93% no futuro.
Leia mais:
VÍDEO: Mulher é agredida com capacete por colega de trabalho, em Salvador
VÍDEO: Casa pega fogo e bebê de 2 anos morre carbonizado no Amazonas
Vitukhin minimizou o incidente, afirmando que se tratava de “aprendizagem em tempo real, quando um erro bom se transforma em conhecimento e um erro mau se transforma em experiência”. A empresa explicou que a queda ocorreu devido a problemas de calibração e durante a fase de testes do robô.
O episódio também repercutiu fora da Rússia. Na Ucrânia, o canal Nevzorov associou a queda e a postura de AIdol à do presidente russo Vladimir Putin, provocando risadas e críticas nas redes sociais, segundo o jornal britânico Mirror.
Veja o vídeo:
Russia presented its human-like AI robot. It fell down as it walked onto the stage. pic.twitter.com/YAk7w2SsWV
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) November 11, 2025






