O presidente da Comissão de Inteligência da Câmara dos Estados Unidos, Mike Turner, lançou um comunicado, alertando sobre uma séria ameaça à segurança nacional do país. A comissão solicitou que o presidente Joe Biden torne públicas e revele todas as informações relacionadas a essa ameaça.
Turner enviou nesta quarta (14/02) um e-mail aos membros do Congresso dizendo que seu comitê havia “identificado um assunto urgente em relação a uma capacidade militar estrangeira desestabilizadora” que deveria ser do conhecimento de todos os formuladores de políticas do Congresso.
O representante da comissão enfatizou a importância de uma discussão aberta entre o Congresso, a administração e os aliados para identificar e implementar as ações necessárias para lidar com essa ameaça.
O anúncio de Turner pareceu pegar o governo Biden desprevenido.
Leia o comunicado na íntegra:
Statement from Chairman @RepMikeTurner: pic.twitter.com/OA9yJuEPlf
— House Intelligence Committee (@HouseIntel) February 14, 2024
“Hoje, o Comitê Permanente de Inteligência da Câmara disponibilizou a todos os membros do Congresso informações sobre uma grave ameaça à segurança nacional.
Solicito que o presidente Biden desclassifique todas as informações relacionadas a esta ameaça para que o Congresso, a administração e nossos aliados possam discutir abertamente as ações necessárias para responder a esta ameaça”, diz o Comunicado.
Após o aviso, o assessor de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, informou que já tinha uma reunião marcada para quinta-feira com os principais legisladores de inteligência do país, se dizendo surpreso com a manifestação de Turner sobre o assunto antes do encontro. Ele se recusou a compartilhar mais detalhes sobre a ameaça.