Aproveitando o período festivo do Natal, um agente da Polícia Nacional do Peru liderou uma operação contra o narcotráfico enquanto estava vestido como Grinch, na última sexta-feira (20/12). O agente disfarçado do famoso personagem natalino, criado pelo autor Dr. Seuss, entrou na casa de uma família de supostos traficantes de drogas em San Bartolo, sul de Lima.
O grupo policial já realizou outras operações vestidos com fantasias. O Esquadrão Verde, unidade da Polícia Nacional Peruana responsável pela apreensão, costuma vestir seus agentes com roupas relacionadas a festas da estação. No Natal de 2023, um agente foi vestido de Papai Noel durante outra operação antidrogas.
Os policiais peruanos também costumam se fantasiar como super-heróis, bem como personagens de filmes de terror, como por exemplo, Freddy Krueger e Jason.
Durante a operação, o “Grinch policial” e outros oficiais prenderam três pessoas supostamente envolvidas com entorpecentes. A polícia disse que apreendeu vários pacotes de cocaína e dinheiro na operação.
Leia mais:
Base Arpão 1: polícia apreende 1,6 tonelada de drogas em balsas vindas do Peru
“Grinch” sofre acidente de carro nos Estados Unidos
A abordagem diferente com alusão ao Natal garantiu o “elemento surpresa”, fundamental para o sucesso da operação.
A polícia destacou que a estratégia busca desarticular organizações criminosas com criatividade e eficiência. A unidade responsável tem ganhado notoriedade pelas operações incomuns, mas eficazes, no combate ao tráfico de drogas em Lima.
No vídeo de registro da operação, é mostrado um agente se vestindo como Grinch e usando uma marreta para invadir casa de traficantes. O Ministério do Interior do Peru publicou que a intenção era “surpreender um clã de traficantes de drogas em flagrante”, e que “o Grinch acabou com o Natal de pequenos traficantes de drogas”.
Confira o vídeo da abordagem do Grinch:
*Com informações do UOL, CNN Brasil e Metrópoles