Polêmica no Miss Universo provoca renúncias e amplia questionamentos sobre o concurso

(Foto: Instagram/ Brigitta Schaback // Instagram/ Olivia Yace)
A crise no Miss Universo 2025 ganhou novos capítulos após Olivia Marfim, e Brigitta Schaback, da Estônia, anunciarem a renúncia aos títulos conquistados no concurso. As duas divulgaram comunicados nas redes sociais citando divergências de valores e desaprovação à condução do evento.
Olivia Yacé, que ficou em 5º lugar e havia recebido o título de rainha continental da África e Oceania, afirmou que abriu mão das coroas para se manter fiel aos seus princípios de respeito, dignidade, excelência e igualdade de oportunidades. Brigitta Schaback também foi direta ao dizer que seus valores “não estão alinhados com a Diretoria Nacional do concurso”.
As desistências mostraram a controvérsia iniciada antes mesmo da coroação de Fatima Bosch, do México, como Miss Universo 2025. Durante a programação, o empresário tailandês Nawat Itsaragrisil, um dos organizadores, criticou publicamente a mexicana por não produzir conteúdos promocionais suficientes. Bosch relatou à imprensa que chegou a ser chamada de “burra” e que o organizador ameaçou desclassificar qualquer candidata que demonstrasse apoio a ela.
A cena, transmitida ao vivo no dia 4 de novembro, levou a Organização do Miss Universo a publicar uma nota condenando o “comportamento malicioso” de Nawat. Depois da repercussão negativa, o empresário pediu desculpas em lágrimas.
Leia mais:
Deputado propõe facilitar emissão de documentos a pessoas em situação de rua no Amazonas
Correios aprova plano de reestruturação que inclui demissões voluntárias e fechamento de agências
A vitória de Fatima Bosch passou a ser interpretada por parte do público como uma espécie de resposta ao constrangimento vivido pela candidata. A pressão também chegou a outras páginas do concurso, o Miss France declarou que pode desistir da edição de 2026 caso não haja explicações claras sobre os critérios de votação.
Com as renúncias e a cobrança de maior transparência, o Miss Universo entra em um dos momentos mais delicados de sua história recente.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram






