Registros de uma manifestação chamaram atenção nesta quinta-feira (27/03). Uma pessoa vestida de Pikachu, personagem do anime japonês Pokémon, foi visto correndo pelas ruas de Antália, na Turquia, em meio a outros manifestantes.
O vídeo viralizou na internet, e embora as imagens sejam engraçadas, os manifestantes corriam para se proteger da repressão policial durante os protestos que tomam conta do país.
“Pikachu” é flagrado fugindo da polícia durante manifestações na Turquia pic.twitter.com/MVofNnPhOE
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 27, 2025
As movimentações começaram no dia 19 de março, após a prisão de Ekrem Imamoglu, prefeito de Istambul e um dos principais adversários políticos do presidente Recep Tayyip Erdogan. A situação se agravou no último domingo (23/03), quando a Justiça turca confirmou a prisão e afastou Imamoglu do cargo enquanto aguarda julgamento. Desde então, milhares de pessoas, incluindo jornalistas, foram detidas.
Leia mais
Ex-assistente de Danilo Gentili acusa Otávio Mesquita de estupro
Tutorial do YouTube: homem faz cirurgia nele mesmo assistindo vídeos
Prisão e Acusações
Ekrem Imamoglu foi detido poucas horas antes de seu partido, o Partido Republicano do Povo (CHP), formalizá-lo como candidato à próxima eleição presidencial. O prefeito é acusado de liderar uma organização criminosa, receber subornos, cometer fraudes em licitações e outros crimes financeiros relacionados à sua gestão na prefeitura.
Além disso, os promotores alegam que Imamoglu manteve ligações políticas com um grupo pró-curdo, o que poderia configurar apoio ao terrorismo. A investigação sobre essa acusação ainda está em andamento.
Com a prisão de Imamoglu, os protestos ganharam força em diversas cidades turcas, aumentando a tensão política no país.