O Banco Mundial revisou para baixo sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2024. Agora, espera-se que a economia chinesa cresça a uma taxa de 4,4%, em comparação com a previsão anterior de 4,8% feita em abril. Quanto ao ano atual, a instituição financeira manteve sua expectativa de crescimento em 5,1%.
Essas informações estão contidas no relatório “Services for Development: East Asia and Pacific Economic Update, October 2023” (Serviços para o Desenvolvimento: Atualização Econômica da Ásia Oriental e do Pacífico, outubro de 2023), que foi divulgado no domingo, 1º de outubro de 2023.
De acordo com o Banco Mundial, as principais razões para a redução do PIB da China são o enfraquecimento da recuperação econômica, o alto endividamento, a fragilidade no mercado imobiliário e fatores estruturais, como o envelhecimento da população.
Leia também:
Prévia do PIB indica maior retração da economia desde março de 2021
O relatório também revisou para baixo as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para a região do Leste Asiático e do Pacífico. Agora, prevê-se que o índice cresça 5% em 2023 e 4,5% em 2024, em comparação com as projeções anteriores de 5,1% e 4,8%, respectivamente, feitas em abril.
*Com informações do Poder 360