Ontem, 18, o Papa Francisco completou 86 anos de idade e, em entrevista publicada pelo jornal espanhol ABC, afirmou que já assinou sua carta de renúncia caso sua saúde frágil o impeça de executar suas funções.
Na entrevista, o Papa afirmou:
“Já assinei minha demissão. Era Tarcísio Bertone o secretário de Estado. Assinei e disse a ele: ‘Em caso de impedimento por motivos médicos ou sei lá o quê, aqui fica a minha demissão’. Eles já têm. Não sei a quem o Cardeal Bertone entregou, mas eu enviei quando ele era secretário de Estado”.
Leia mais:
Papa Francisco envia mensagem contra intolerância no Brasil
Papa Francisco canoniza dois novos santos
O Papa Francisco foi visto pela primeira vez em cadeira de rodas este ano. Ele sente dores no joelho direito devido a uma artrose. Ele também tem problemas crônicos nos nervos ciáticos, que costumam provocar fortes dores, e foi submetido a uma delicada operação de cólon em julho de 2021.
Francisco foi eleito para o cargo em março de 2013. Ele não disse quando entregou esse comunicado, mas Bertone ficou no cargo de Secretário de Estado do Vaticano até outubro daquele mesmo ano, o que indica que a carta do papa foi enviada ainda em 2013.