Na manhã desta quarta, 28, o Vaticano informou que o papa emérito Bento XVI teve uma piora súbita no seu estado de saúde. Bento XVI tem 95 anos e foi o sumo pontífice da Igreja Católica entre 2005 e 2013.
No informe do Vaticano, também é especificado que Bento XVI está recebendo cuidados médicos constantes.
Leia mais:
Papa revela que já assinou renúncia, caso sua saúde se agrave
Papa Francisco envia mensagem contra intolerância no Brasil
O papa atual, Francisco, disse que visitou Bento XVI e disse que ele está “muito doente”. No final de sua audiência geral semanal, ralizada esta manhã, ele pediu aos fieis por orações. Ele afirmou, em italiano:
“Gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo papa emérito Bento XVI. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor pela Igreja até o fim”.
Desde sua renúncia, Bento XVI vive em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com seu secretário, o arcebispo Georg Ganswein, e auxiliares e equipe médica. Joseph Ratzinger foi cardeal por 25 anos e tornou-se o primeiro papa alemão da igreja em mil anos, quando assumiu o papado e seu título.
Ele renunciou em fevereiro de 2013, afirmando que não tinha mais força física e mental para administrar a Igreja. Francisco, seu sucessor, assumiu o papado em março daquele ano, tornando-se o primeiro papa da América Latina.