Nesta quarta-feira (1º), o Papa Francisco disse que vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano.
“Sim, irei para Dubai. Acho que partirei de 1º a 3 de Dezembro. Ficarei lá três dias”, revelou o Pontífice em entrevista ao diretor do Tg1, Gian Marco Chiocci, após ser questionado se faria a viagem.
Essa é a primeira vez que um Papa irá a uma conferência da ONU sobre as mudanças climáticas desde o início em 1995. O Papa Francisco, de 86 anos, carrega a causa do meio ambiente como marca do seu pontificado.
Leia mais:
Papa Francisco celebra missa usando vestes de artista amazonense
VÍDEOS: Fenômeno das ‘terras caídas’ faz barranco deslizar e destruir igreja, em Iranduba
Segundo o papa, a COP 28 pode representar uma virada para o sucesso de um acordo vinculativo sobre a transição de energias físicas para fontes menos poluentes, como eólica e solar. E se esse compromisso não acontecer, ele considera que haverá “uma grande decepção“.
“Com o passar do tempo, percebo que não estamos reagindo o suficiente enquanto o mundo que nos acolhe se desintegra e talvez se aproxime de um ponto de ruptura”, adverte o Papa.