O primeiro pontíficie latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/04), em Roma. A informação foi divulgada pelo Vaticano, mas a causa da morte não foi informada.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
Leia mais:
VÍDEO: Homem invade igreja católica e destrói imagens de santos em São Paulo
Brasileiros só terão ‘superferiado’ de Páscoa e Tiradentes novamente em 2087; entenda
Adeus

A última aparição pública do Papa Francisco ocorreu neste domingo (20/04) durante a Missa de Páscoa. Ele não celebrou a missa, mas apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.
Sua homília pascal foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.
Saúde debilitada
O pontíficie ficou internado por 40 dias e estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões. O estado de saúde dele foi considerado pelo Vaticano como “complexo”.