Em meio a uma delicada crise política, as eleições para a presidência do Equador foram antecipadas para 20 de agosto e um embate entre dois velhos conhecidos estremeceu o cenário político no país. O empresário e veterano na política, Álvaro Noboa, confirmou seu nome na corrida presidencial e terá como adversário o ex-deputado Daniel Noboa, seu próprio filho.
A disputa entre os familiares foi formalizada na noite da segunda-feira (29), quando Álvaro Noboa publicou um vídeo em suas redes sociais anunciando sua candidatura. Esta será a sexta vez que o político de direita tenta ocupar o cargo de presidente do Equador.
“O povo do Equador está passando por momentos muito difíceis. Por isso, aceitei o pedido do povo equatoriano de trabalhar com eles, com os equatorianos, como Presidente da República do Equador. Vamos juntos”, afirmou no vídeo.
Alvaro Noboa será candidato a la presidencia del Ecuador 🇪🇨 pic.twitter.com/4fCMh8AWJV
— Ecuadorplay (@EcuadorPlay) May 30, 2023
Leia também:
Jornalistas são agredidos durante passagem de Maduro em Brasília
Lula diz que retomada de relação com Venezuela é plena
Uma semana antes, Daniel Noboa, filho de Álvaro, oficializou sua candidatura. Até maio deste ano, o também representante da direita equatoriana era parlamentar da Assembleia Nacional, que foi dissolvida pelo presidente Guillermo Lasso em uma tentativa de evitar o processo de Impeachment.
“Sou um homem de projetos, que não desiste, está no meu DNA. Acredito firmemente que juntos podemos fazer do Equador o projeto que queremos, sendo eu o presidente”.
https://twitter.com/DanielNoboaOk/status/1661527000236847110
Álvaro retorna a disputa após disputar a presidência do Equador nas eleições de 1998, 2002, 2006, 2009 e 2013. Já Daniel, vai para a primeira eleição em busca do posto. Até o momento, nem pai, nem filho, cogitam abrir mão da candidatura pelo bem-estar da família.