A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou nesta terça-feira (12), que a pandemia da Covid-19 continua em status de Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional.
Leia mais:
Comandante do Estado Islâmico na Síria morre em ataque de drone dos EUA
Segundo o Comitê de Emergência da OMS para a Pandemia, a covid-19 ainda atende aos critérios de um evento extraordinário que continua a impactar negativamente a saúde da população mundial.
O recente aumento da taxa de crescimento de casos em muitos países em diferentes regiões foi um dos motivos para a avaliação do comitê. Além disso, a avaliação é que a evolução contínua e substancial do vírus deve continuar de forma imprevisível, e que o surgimento e disseminação internacional de novas variantes do SARS-CoV-2 podem apresentar impacto ainda maior na saúde.
Mesmo com o alerta em relação à redução dos testes, foi registrado que os casos de covid-19 relatados à OMS aumentaram 30% nas últimas duas semanas. Esse aumento de casos estaria se refletindo em pressão sobre os sistemas de saúde em várias regiões.
O conjunto de Recomendações Temporárias emitidas pela diretoria-geral da OMS aos estados inclui alcançar maior cobertura vacinal; promover o uso de medidas de proteção efetivas individuais para reduzir a transmissão, como o uso de máscaras bem ajustadas, distanciamento e ficar em casa quando estiver doente.