Morre aos 81 anos Udo Kier, ator alemão que fez ‘Bacurau’ e ‘O Agente Secreto’

(Foto: Reprodução)
O ator alemão Udo Kier morreu neste domingo (23/11), aos 81 anos, no Hospital de Palm Springs nos Estados Unidos, informou a revista americana Variety, com a confirmação feita por seu companheiro, o artista Delbert McBride. Até o momento não foram divulgadas informações sobre a causa da morte.
Kier esteve recentemente em cartaz nos cinemas brasileiros em dois filmes de Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” e “Bacurau”, de 2019. Ao longo de sua carreira, ele colaborou com cineastas consagrados, entre eles Lars von Trier, Paul Morrissey, Gus Van Sant, Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder, Dario Argento, Walerian Borowczyk, Charles Matton, Guy Maddin e Alexander Payne.
Com mais de 200 produções no currículo, suas participações nos filmes produzidos por Andy Warhol estão entre as mais lembradas. Interpretou “Carne para Frankenstein” e “Sangue para Drácula”, ambos dirigidos por Paul Morrissey.
Leia mais:
Ícone do raggae, morre cantor Jimmy Cliff, aos 81 anos
Irmã de Zé Felipe nega afastamento do cantor por causa de Virginia
Em 1991, Gus Van Sant apresentou o ator ao público americano no longa “Garotos de Programa”, no qual atuou ao lado de River Phoenix e Keanu Reeves.
Foi também nessa época que Kier iniciou sua parceria com Lars von Trier. A colaboração começou no fim dos anos 1980, com “Epidemia”, seguida por “Europa” (1991) e posteriormente sua presença em diversos episódios da série de terror e suspense “The Kingdom”, exibida entre as décadas de 1990 e 2000.






