A cápsula da SpaceX transportando três clientes e um ex-astronauta da NASA chegou no sábado à Estação Espacial Internacional. Trata-se da primeira missão totalmente privada a ir para a Estação, e deve durar ao todo dez dias.
A missão Axiom Space 1 (Ax-1), decolou às 12h17 (horário de Brasília) de sexta, dia 8. Ela foi intermediada pela startup Axiom Space, com sede em Houston, Texas, que procura reservar passeios de foguete, fornecer todo o treinamento necessário e coordenar voos para a EEI para quem puder pagar. A bordo, participando da missão, estão Michael Lopez-Alegría, ex-astronauta da NASA que virou funcionário da Axiom e é o comandante da missão; e o empresário israelense Eytan Stibbe, o investidor canadense Mark Pathy, e o magnata imobiliário Larry Connor, com sede em Ohio.
Leia mais:
União Europeia fecha espaços aéreos para aviões russos
Empresa britânica lançará estúdio de cinema no espaço em 2024
Já a SpaceX é de propriedade do bilionário sul-africano Elon Musk. A viagem foi feita na espaçonave SpaceX Crew Dragon.
A missão espacial é possibilitada por uma coordenação muito estreita entre a Axiom, a SpaceX e a Nasa, uma vez que a EEI é financiada e operada pelo governo. A Axiom chegou a revelar que cada lugar no voo teria custado 55 milhões de dólares.
Agora a bordo da EEI, cada tripulante tem sua lista de projetos de investigação em que planeja trabalhar.