32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

México: urnas fecham e começa a apuração das eleições para presidente

Publicado em:

- Anúncio -

As urnas das eleições gerais do México fecharam às 21h deste domingo (2/6). Os primeiros resultados das eleições para a Presidência serão divulgados entre 1h e 2h, do horário de Brasília, disse Uuc-Kib Espadas, conselheiro do Instituto Nacional Eleitoral (INE).

Estes resultados iniciais farão parte da chamada apuração rápida, “um procedimento para fornecer aos cidadãos informações precoces e precisas sobre os resultados da eleição”, explicou Espadas.

A apuração rápida é um método estatístico que prevê a tendência na votação a partir de uma amostra aleatória das urnas, de acordo com o órgão eleitoral.

Além do cargo de presidente, cerca de 20 mil postos estão em disputa — oito cargos de governador, o de prefeito da Cidade do México, capital do país, e vagas nas duas Casas do Congresso.

Quase 100 milhões de mexicanos estavam aptos a votar nestas eleições.


Leia mais:

VÍDEOS: No México, candidato a prefeito é assassinado durante comício

VÍDEO: Desabamento de palco em comício político deixa 9 mortos e 63 feridos, no México


México deve ter primeira presidente mulher

Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México e do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, é quem lidera as pesquisas.

Atrás delas está a senadora Xochitl Galvez, que representa uma coligação de oposição composta pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) — o PAN de direita e o partido de esquerda PRD.

Diante disso, o país deve ter a primeira presidente mulher na história.

Violência

O dia de votação das eleições gerais mexicanas foi marcado por violência e atrasos. A votação foi suspensa em um colégio eleitoral em Comeyoapan, no estado de Puebla, após uma pessoa ser morta durante um tiroteio. Outra morte foi confirmada pelo procurador-geral do estado na cidade de Tlapanalapan, centro-oeste do país.

No estado de Jalisco, que abriga o terceiro maior colégio eleitoral do México, cinco urnas não foram instaladas por falta de segurança. O estado tem eleições para governador, mas autoridades informaram que não existiam condições suficientes para resguardar a segurança dos eleitores na cidade de Jilotlán de los Dolores, no centro-oeste do país.

*Com informações da CNN en Español.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -