O menino Roman Oleksiv, de 8 anos, teve seu corpo queimado em mais de 45%, com ferimentos por estilhaços e um braço quebrado durante um ataque de míssil da invasão da Rússia na região ucraniana em 2022. Após pouco mais de 30 cirurgias, ele voltou à escola na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia.
Em julho do ano passado, Roman estava esperando para ver um médico com sua mãe quando um míssil atingiu a cidade central de Vinnytsia, em um dos ataques mais intensos desde que a invasão em grande escala da Ucrânia começou no início de 2022.
Ao ser socorrido, o menino foi levado aos médicos em Lviv, que o estabilizaram e encaminharam ele para uma unidade especializada em queimaduras em Dresd, Alemanha, onde passou quase um ano por vários procedimentos cirúrgicos.
Agora ele regressa a vida cotidiana com a ajuda do seu pai, Yaroslav, que em entrevista à agência de notícias Reuters, contou sobre a insegurança que tiveram e que até o momento o filho ainda não estava em condições de falar com a mídia .
“Não sabíamos se ele seria capaz de andar, mover a mão ou os dedos”, disse Yaroslav.
“Mas graças ao trabalho deles (dos médicos), ao trabalho de Roman, aos seus esforços sobre-humanos… tudo isso abriu a porta para voltarmos a dançar, a tocar instrumentos musicais”, contou.
Leia mais:
Grupo de 85 brasileiros aguarda autorização para sair de Gaza, anuncia embaixada
Retorno com estilo
Atualmente Roman precisa usar coberturas compressivas nas regiões afetadas com as queimaduras como cabeça, rosto e mãos para proteção da área delicada.
O menino, segundo seu pai, decidiu também voltar a praticar dança, e assim, junto com sua parceira participou de uma competição de dança de salão usando gravata-borboleta.
Roman e seu parceiro tocaram tango e Charleston e foram calorosamente aplaudidos ao se apresentarem para receber seus certificados e medalhas. Mais tarde, Roman executou um solo de bayan, uma versão do acordeão.
O pai do menino também contou que o filho terá mais alguns anos de tratamento para se recuperar totalmente, incluindo cirurgia, implantes capilares e correções de ouvidos.
“Passo a passo vamos lidar com isso e tudo ficará bem.”
“Ele é um rapaz fantástico”, disse Yaroslav. “Acho que a questão não é o que ele passou, mas como ele continuará… Espero que ele continue com a mesma força de agora para crescer, para se desenvolver.”
*com informações Reuters