Mar Galcerán é deputada do Partido Popular e a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar um assento na Espanha. Ao longo dos últimos tempos, Galcerán ocupou inúmeras capas e manchetes após obter o seu certificado de deputada.
Galcerán, 46 anos, é integrante das Cortes desde 14 de setembro do ano passado. Ela esteve nas listas do seu partido nas duas últimas eleições regionais, tanto em abril de 2019 como em maio de 2023, mas só nestas últimas eleições é que teve a oportunidade de ocupar um dos 99 lugares deste órgão legislativo regional.
Seu início na política remonta à década de 1990, quando tinha 20 anos. Nessa época, passou a atuar nas Novas Gerações do Partido Popular, organização juvenil do partido. “Duas coisas a motivaram”, diz:
“Uma, que acredito nas ideias e no programa do Partido Popular e, por outro lado, quero mudar a visão da sociedade sobre o grupo de pessoas com diferentes capacidades. Deixe-os ver que além da deficiência somos pessoas.”
Leia mais:
Quase 100 migrantes morreram ou sumiram no Mediterrâneo este mês
Mbappé pede quantia milionária para deixar PSG
De mãos dadas com essa imersão política, também começou sua carreira profissional entre 1997 e 2010 atuando como membro interino do Ministério da Presidência da Generalitat Valenciana. A partir de 2010 e após aprovação nos primeiros concursos adaptados para pessoas com deficiência intelectual, continuou a sua carreira em vários departamentos.
Primeiro na Habitação Social, depois nas Políticas de Igualdade e Inclusão e, por último, na Saúde. “É preciso trabalhar, é preciso lutar, é preciso fazer um esforço… não importa quanto custe, você pode conseguir o que deseja”, contou ao relembrar os últimos 26 anos dedicados ao serviço público. A fórmula do esforço é a constância que a tem levado a atingir os seus objetivos e até a superar episódios de discriminação.