Milhares de manifestantes foram às ruas na cidade de Tbilisi, capital da Geórgia, para protestar contra o projeto de lei chamado ‘agente estrangeiro’, que exige que as organizações que recebem mais de 20% do seu financiamento vindos do exterior se registrem como “agentes de influência estrangeira” ou enfrentarão algum tipo de paralisação.
A votação no parlamento deve acontecer, nesta terça-feira (14/05), e se for aprovada vai afetar Organizações Não-Governamentais (ONG) e veículos de imprensa que dependem desse financiamento.
De acordo com a CNN Brasil, o PL foi elaborado pelo partido Georgian Dream, que junto com os seus aliados controla o parlamento.
📌Manifestantes vão às ruas contra lei do ‘agente estrangeiro’ na Geórgia pic.twitter.com/Kn3kUuzjxR
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 14, 2024
Leia mais
VÍDEO: 1º de maio pelo mundo é marcado por protestos trabalhistas e pró-Palestina
Ainda de acordo com a CNN, a população teme que a aprovação da lei atrapalhe as pretensões do país de fazer parte da União Europeia.
O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, classificou a medida como “um desenvolvimento muito preocupante”. Ele disse ainda que “a adoção final desta legislação teria um impacto negativo no progresso da Geórgia no seu caminho para a UE”.
*com informações da CNN Brasil.