Nesta terça-feira (19/12), a empresa espacial norte-americana Blue Origin, fundada pelo bilionário Jeff Bezos, lançou ao espaço o foguete New Shepard. A tentativa é a primeira desde que a nave sofre um acidente em setembro de 2022.
O lançamento foi transmitido ao vivo. Essa é a missão NS-24 da nave New Shepard, que não transporta tripulação. O seu objetivo é limitado a experiências científicas. Entretanto, a empresa utiliza o mesmo foguete para realizar voos de turismo espacial e já transportou 31 pessoas nesse tipo de viagem, incluindo o próprio Jeff Bezos.
A missão NS-24 tem como objetivo superar a Linha de Kárman, ponto a 100 quilômetros de altitude que é usado como convenção para definir o início do espaço.
Leia mais:
Manchester City e Fluminense se enfrentam na final do Mundial de Clubes
Autoridades da Nicarágua expulsam Cruz Vermelha do país
O voo não será tripulado, mas transportará 33 cargas de ciência e pesquisa e 38 mil cartões postais criados por estudantes. Os itens serão expostos a alguns minutos de gravidade zero e então voltarão ao solo com a nave.
A Blue Origin não informou quanto tempo o voo vai durar, mas as missões da empresa costumam ter em torno de 20 minutos.
Veja:
#NS24 is targeting lift off tomorrow at 8:30 AM CST / 14:30 UTC. Webcast begins T-20 minutes on https://t.co/7Y4TherpLr. 🚀 pic.twitter.com/u6ptLwCPfa
— Blue Origin (@blueorigin) December 17, 2023