As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Israel afirma ter eliminado mais de 20 líderes militares iranianos

Israel afirma ter eliminado mais de 20 líderes militares iranianos

(Foto: Anadolu/Getty Images)

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram neste sábado (14/06) que mais de 20 líderes militares iranianos foram mortos em ataques realizados na última quinta-feira (12/6). Segundo o governo de Benjamin Netanyahu, a ofensiva teve caráter preventivo para destruir as capacidades nucleares do Irã.

Após várias ameaças, Israel iniciou o que designou como “ataque preventivo” ao Irã. A operação concentrou-se no programa nuclear do Irã.

Durante a semana, houve um aumento na retórica militar entre os dois países. O governo do Irã declarou recentemente que atacaria Israel se seu programa nuclear fosse violado.

De acordo com o governo de Israel, a principal meta da ação é impedir que o Irã consiga desenvolver uma arma nuclear.


Leia também:

Trump se manifesta após queda de avião que matou 290 pessoas na Índia:”Um acidente horrível

URGENTE: Iã é atacado nesta quinta-feira (13/6) 


Em resposta à ação israelense Leão Ascendente, o Irã disponibilizou um exército de drones e mísseis para atacar o território israelense.

Em um comunicado, os militares declararam que a Operação Leão Ascendente destituiu importantes líderes iranianos, através de ataques aéreos “guiados por informações precisas” de inteligência.

As Forças Democráticas Iranianas não divulgaram a relação completa dos militares falecidos. No entanto, alguns nomes já foram confirmados por Teerã. Os mortos incluem o comandante do Estado-Maior das Forças Armadas Iranianas, Mohammad Bagheri, e o ex-líder do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Hossein Salami.

Segundo a imprensa oficial iraniana, pelo menos 78 indivíduos morreram e mais de 320 sofreram ferimentos desde que Israel iniciou a ofensiva militar contra o país.
Israel registra três vítimas fatais devido aos ataques de retaliação do Irã.