O jornal americano The Wall Street Journal revelou na segunda-feira (04/12), que Israel montou um sistema de bombeamento de água do mar para ser usado em túneis na Faixa de Gaza. O objetivo é inundar os túneis usados pelo Hamas para expulsar os militantes.
O exército de Israel completou a instalação de ao menos cinco bombas de água, próximas ao campo de refugiados de Al-Shati. Elas têm a capacidade de mover milhares de metros cúbicos de água por hora, inundando os túneis em poucas semanas.
Leia mais:
VÍDEO: Nos EUA, casa explode momentos antes da polícia cumprir mandado
VÍDEO: Grupo apedreja unidade do McDonald’s no Centro de SP e policiais não reagem
O The Wall Street Journal disse ainda que um oficial das Forças de Defesa de Israel se recusou a comentar sobre o plano de inundação, mas foi citado dizendo:
“O exército está operando para desmantelar as capacidades terroristas do Hamas de várias maneiras, usando diferentes ferramentas militares e tecnológicas.”
Ainda conforme as informações, Israel informou ao governo dos Estados Unidos sobre a opção de restringir os túneis. A Casa Branca disse que faz sentido tornar os túneis inabitáveis, e que o país estava explorando diversas maneiras de fazer isso.