O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fazer novos ataques ao Irã, neste sábado (21/6), caso as forças iranianas reajam e contra-ataquem os norte-americanos, após a ofensiva contra instalações de enriquecimento de urânio do país persa.
“Qualquer retaliação do Irã contra os Estados Unidos da América será respondida com uma força muito maior do que a que foi presenciada esta noite”, escreveu o presidente norte-americano na rede social Truth Social.
Aviões dos Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã, em meio a escalada do conflito travado nos últimos dias, entre os países do aiatolá Ali Khamenei e de Benjamin Netanyahu.
Leia mais:
Trump anuncia ataque dos Estados Unidos a três instalações nucleares do Irã
Fordow, uma das instalações subterrâneas afetadas, tem capacidade para operar 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos nucleares.
Durante pronunciamento na Casa Branca, Trump disse que caso o Irã não entre em um acordo para pôr fim à escalada de conflitos no Oriente Médio, os militares norte-americanos poderão fazer novas incursões.
“Ou haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã, muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembrem-se, ainda há muitos alvos”, ameaçou Trump.