Mais de 75 mil pessoas em Sidney viram a Inglaterra se classificar para a final da Copa do Mundo feminina. Na semifinal, a equipe inglesa venceu a anfitriã Austrália por 3 a 1 nesta quarta-feira (16), e se classificou para a decisão.
A adversária na final será a Espanha, que derrotou a Suécia por 2 a 1 no dia anterior e carimbou seu passaporte para disputar o título. A competição tem duas finalistas inéditas e, de um jeito ou de outro, vai consagrar uma seleção que nunca venceu o torneio antes.
A final ocorre no domingo (20), às 7h (de Brasília), no Estádio Austrália, em Sidney, na Austrália.
Chegou a hora da verdade! Quem será a nova campeã da #FIFAWWC?#ESP x #ENG
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) August 16, 2023
A Inglaterra soube resistir ao ambiente de euforia que, por vezes neste torneio, serviu como aditivo para as australianas contra equipes mais fortes, como a França.
Havia também para as Matildas a lembrança positiva do amistoso de abril deste ano, quando a Austrália venceu as inglesas por 2 a 0 na única derrota da técnica Sarina Wiegman no comando da equipe britânica.
O jogo
Ainda no primeiro tempo, Ella Toone, camisa 10 da Inglaterra, aproveitou um cruzamento para trás e finalizou forte no ângulo da goleira Arnold para abrir o placar, aos 36 minutos de partida.
Na etapa final, porém, a Austrália conseguiu reagir e empatar aos 18. Sam Kerr, estrela do futebol australiano, arrancou e bateu de fora da área, no ângulo, para deixar tudo igual no Estádio Olímpico e desatar a euforia dos torcedores locais.
A Inglaterra está na finalíssima! 😍 🤩 #FIFAWWC
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) August 16, 2023
Animadas com o empate, as Matildas pressionaram as inglesas e estiveram perto de virar o jogo. Mas um erro defensivo acabou custando o segundo gol inglês. Lauren Hemp aproveitou indecisão das zagueiras e chutou na saída de Arnold para fazer 2 a 1, aos 26.
Já no fim do jogo, a mesma Hemp puxou contra-ataque e serviu Alessia Russo, que só teve o trabalho de bater cruzado para ampliar e colocar a Inglaterra na final da Copa do Mundo. Agora, as campeãs europeias de 2022 buscam se consagram com o inédito título para a seleção feminina.