Um grande deslizamento de terra registrado nesta terça-feira (21/1), na cidade de Pekalongan, na província de Java Central, Indonésia, deixou, pelo menos 17 pessoas mortas e 11 feridas. Outras três pessoas estão desaparecidas, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres.
O porta-voz da agência, Abdul Muhari, contou que o deslizamento foi provocado por chuvas intensas que atingem a região desde segunda-feira (20/1).
“São 17 mortos, 3 ainda desaparecidos e 10 feridos. A busca por vítimas desaparecidas ainda continua. Esperamos que sejam encontrados em breve”, disse ele.
Registros mostram nove vilarejos sendo destruídos na região. As imagens de casas sendo danificadas e soterradas pelo deslizamento, além de carros cobertos de lama, foram compartilhadas nas redes sociais.
Estradas também foram destruídas, deixando escombros e pedras espalhados, além de duas pontes danificadas pelo deslizamento. Veja o vídeo:
Chuvas na Indonésia
Os meses de outubro a março aguardam fortes chuvas na Indonésia, e isso não é novidade na região. Enchentes e deslizamentos de terra no arquipélago com 17 mil ilhas são frequentes nesse período, deixando milhões de pessoas propensas a inundações.
Leia também:
VÍDEO: Na Indonésia, jovem fica presa a cadeira por piercing no nariz
Famosa do Onlyfans morre após cair de varanda na Indonésia
Outras mortes na Indonésia devido às chuvas
Em dezembro, 12 pessoas morreram em deslizamentos de terra, enchentes repentinas e ventos fortes que atingiram o distrito de Sukabumi, na província de Java Ocidental. Em novembro, foram 20 mortos durante chuvas intensas, deslizamentos de terra e enchentes na província de Sumatra do Norte. Duas pessoas desapareceram. Outras 9 pessoas também perderam a vida na mesma região, em um deslizamento que atingiu um ônibus turístico.
*com informações do Metrópoles