Os incêndios florestais que atingem a região de Los Angeles, na Califórnia, levaram o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a decretar estado de desastre de grandes proporções nesta quarta-feira (8/1).
Cerca de cinco aviões-tanque estão sendo enviados pelo governo para o combate às chamas. Os incêndios se expandiram rapidamente entre terça-feira (7) e esta quarta-feira em cidades da região de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos.
Os incêndios já deixaram duas pessoas mortas, destruíram mais de mil imóveis e forçaram cerca de 70 mil moradores a deixarem suas casas. Embora incêndios sejam comuns no estado, a ocorrência neste período do inverno no hemisfério norte é atípica. As chamas se espalharam rapidamente com rajadas de vento que ultrapassaram 100 km/h.
IMPACTANTE VIDEO MUESTRA EL ANTES Y DESPUÉS DE UNA ZONA DE LOS ÁNGELES DEVASTADA POR LOS INCENDIOS
Un video reciente ha dejado atónitos a miles de usuarios al mostrar el impresionante antes y después de una zona de Los Ángeles que fue devastada por los incendios. La imagen de la… pic.twitter.com/R6VyVDohDN
— La Capital News (@LaCapitalNews) January 9, 2025
A Casa Branca informou que está monitorando a situação e enviando recursos, especialmente para ajudar as pessoas desalojadas. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, destacou que o decreto presidencial permitirá o repasse de verbas federais para apoiar os governos locais nos custos de resposta à emergência. Ele também anunciou o envio de cinco aviões-tanque, dez helicópteros e dezenas de veículos para reforçar o combate ao fogo.
O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, chamou o incêndio de “sem precedentes e imprevisível”. Segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), os incêndios ainda estão sem controle.
Leia mais:
IMAGENS FORTES: cinco passageiros de um carro tem corpos desmembrados em grave acidente na BR -116
O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda na terça-feira. Isso levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de retirada de moradores obrigatória para uma ampla área.
🇺🇸 Residência de Kamala Harris e diversas celebridades, em zona de evacuação devido aos fortes incêndios em Los Angeles 😏 pic.twitter.com/4bXKPiHqYC
— ℒ𝒾𝓃𝒶 (@LinaFerruccio) January 9, 2025
Mais de 2,3 mil hectares estão em chamas, segundo o Cal Fire. Cerca de 13 mil estruturas foram afetadas pelo incêndio até o momento, segundo autoridades locais.Pessoas que vivem em imóveis de luxo, além de famosos, também receberam ordens para deixar o local devido ao incêndio em Pacific Palisades.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido de terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h.
🚨 #BREAKING: Up to 75% of Pacific Palisades has been completely leveled by fires, per ABC7
This is terrifying.
There is no end in sight, as the fire is STILL spreading, and is 0% contained.
Air assets are stretched incredibly thin, as other fires continue popping up in the… pic.twitter.com/87OoniB1Gj
— Nick Sortor (@nicksortor) January 8, 2025