Algumas imagens que estão circulando nas redes sociais nesta quinta-feira (07/12), mostraram a prisão em massa de homens que foram obrigados a ficar apenas de cueca, ajoelhar-se na rua, usar vendas nos olhos e entrar na caçamba de um veículo militar dos militares israelenses.
As circunstâncias e datas exatas das detenções não são claras, mas algumas das identidades dos presos foram confirmadas por colegas ou familiares. Alguns dos homens são civis sem qualquer filiação conhecida a grupos armados.
Leia mais:
Âncora da BBC explica gesto obsceno durante apresentação de telejornal
Cachorro fica com a cabeça presa em parede de casa
O Monitor Euro-Mediterrâneo dos Direitos Humanos publicou uma imagem de uma prisão e pontuou em uma declaração nesta quinta-feira que “o exército israelense deteve e abusou gravemente de dezenas de civis palestinos”.
“O Euro-Med Monitor recebeu relatos de que as forças israelenses lançaram campanhas de detenção aleatórias e arbitrárias contra pessoas deslocadas, incluindo médicos, acadêmicos, jornalistas e homens idosos”, afirmou.
As Forças de Defesa de Israel não responderam sobre as imagens, A mídia israelense, sem indicar fonte, retratou as imagens como a rendição de membros do Hamas.