O porta-voz do Hamas, afirmou que o grupo está negociando a libertação de reféns em troca de uma “trégua” de cinco dias nos ataques na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada pelas Brigadas al-Qassam, braço armado do grupo. Ele acusou Israel de “procrastinar e esquivar-se” do preço do acordo.
A proposta teria sido repassada a mediadores no Catar. O grupo afirmou estar pronto para libertar 70 pessoas, entre mulheres e crianças.
“A trégua deve incluir um completo cessar-fogo e permitir ajuda e alívio humanitário em qualquer lugar da Faixa de Gaza”, disse o porta-voz Abu Obaida.
Leia mais:
Morador se assusta após ver coiote descansando em sofá de casa
Após brutal ataque de tubarão, premiê da Austrália se diz “chocado”
Segundo Israel, o Hamas capturou cerca de 242 reféns no ataque do dia 07 de outubro. Essa ação desencadeou a escalada no conflito onde, até o momento, já foram contabilizados mais de 12 mil mortos. E devido ao alto número de civis mortos, Israel tem sido pressionado constantemente para implementar pausar humanitárias.
O Secretário dos Estado Unidos, Antony Blinken, disse que já “morreram palestinos demais” no conflito e muitos sofreram nas últimas semanas.