Conhecido por ser uma figura ativa nas redes sociais há muitos anos, o papa Leão XIV lançou oficialmente sua conta no Instagram nesta terça-feira (13/5), assumindo o perfil @Pontifex, utilizado anteriormente pelos papas Francisco e Bento XVI. A primeira publicação reúne fotos marcantes desde sua eleição, no dia 8 de maio.
Na postagem, feita por volta das 11h30 (horário de Brasília), o pontífice aparece em momentos simbólicos, como a bênção na sacada da Basílica de São Pedro e a visita ao túmulo do papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior. A mensagem que acompanha o carrossel foi traduzida para cinco idiomas, incluindo o português.

“A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem”, publicou o novo papa.
Leia mais
Fim dos tempos: internet associa papa Leão XIV às profecias do apocalipse
No Vaticano, Papa Leão XIV pede fim da guerra na Ucrânia e manda recado no “Dia das mães”; veja
Leão XIV é ativo nas redes sociais
Antes de ser eleito, Leão XIV já era ativo nas redes sociais. Ele mantinha uma conta pessoal no X (antigo Twitter), onde publicava mensagens do papa Francisco, homenagens religiosas e comentários sociais e políticos — incluindo críticas ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
De acordo com o Vaticano, o novo papa passa a utilizar as contas oficiais que pertenciam aos papas anteriores. Os conteúdos postados por Francisco serão arquivados em uma seção especial no site da Santa Sé, e o perfil @Franciscus no Instagram será mantido como acervo histórico.
A presença do papado nas redes sociais começou em 2012, quando Bento XVI criou o perfil @Pontifex no Twitter. Em 2016, Francisco também passou a se comunicar com os fiéis por meio do Instagram