A terceira operação para repatriação de brasileiros da Faixa de Gaza já está em andamento,, segundo as informações da CNN. O grupo com 34 pessoas já se encontra no Egito na manhã desta quinta-feira (21/12). A previsão é que os repatriados desembarquem no sábado (23/12), às 8h, em Brasília.
Do grupo de brasileiros e familiares autorizado a deixar Gaza, nesta quinta-feira (21/12), 16 têm dupla nacionalidade, 17 são palestinos e uma é classificada como internacional.
Israel concedeu a 34 pessoas autorização para deixar o território, entretanto, o número final de quantos brasileiros e familiares completaram o processo será informado só após o fim da operação.
Veja também:
VÍDEO: Sobe para 131 o número de vítimas de terremoto na China; temperatura dificulta resgate
Ao comemorar 102 anos, idosa ganha festa com stripper de presente de aniversário
Com os vetos das autoridades israelenses, os repatriados começaram a desistir de deixar Gaza devido a proibição de seus familiares, o que resultou do pedido de repatriação de 102 pessoas, somente 47 retornaram ao Brasil.
Esta é a terceira operação de resgate de Gaza e ocorre após Israel rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil e autorizar a saída de 16 pessoas.
Oito pessoas, porém, seguem impedidas de deixar Gaza mesmo após a revisão dos vetos feitas por Israel. Os motivos dos vetos não são esclarecidos, segundo fontes diplomáticas.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, decolou pela manhã do Rio de Janeiro rumo ao Cairo, no Egito, para fazer a repatriação.
*com informações CNN