A missão para resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza, em Israel, continua na área de conflito. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Rio de Janeiro na manhã deste sábado (9/12) em direção ao Egito, para resgatar 50 brasileiros, de acordo com o Itamaraty.
Segundo a FAB, este é 11º voo de repatriação de brasileiros no Oriente Médio na Operação Voltando em Paz, do Governo Federal. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) partiu às 5h08 (horário de Brasília) da Base Aérea do Galeão com um carregamento de 11 toneladas de alimentos não perecíveis.
Com previsão de 15 horas e sem escalas, a aeronave tem como destino o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito. A decolagem chegou a ser prevista na última quinta-feira (07/12), mas foi adiada por questões de autorização para que os brasileiros atravessassem a fronteira entre Palestina e Egito.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores, são 102 brasileiros e familiares interessados em repatriação a partir da Faixa de Gaza. A solicitação para a saída do novo grupo por Rafah em direção ao Egito foi apresentada em novembro.
Conflito
Desde o dia 7 de outubro, o Hamas que controla a Faixa de Gaza, lançou ataque surpresa de mísseis e combates armados por terra, culminando mortes de civis e militares, além de fazer centenas de reféns israelenses e estrangeiros.
Leia mais:
VÍDEO: Israel divulga imagens de rendição de supostos membros do Hamas
Exposição homenageia vítimas que estavam no festival de música atacado pelo Hamas
Em resposta, Israel intensificou ofensiva com bombardeios em várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e concentrou cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustíveis e energia elétrica.
O Hamas prega o fim de Israel. O país do Oriente Médio às margens do Mar Mediterrâneo, é considerado a Terra Santa bíblica por judeus, cristãos e muçulmanos.