Mais três países entraram na lista de suspensão na compra de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação comercial de aves no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito neste domingo (18/5).
O Canadá suspendeu a compra de carne de aves brasileiras, seguindo o acordo sanitário estabelecido entre os dois países. Conforme comunicado do governo do Canadá, remessas abatidas antes do dia 12 de maio ainda poderão ser importadas.
África do Sul, suspendeu a importação seguindo o acordo sanitário estabelecido com o Brasil. A Coreia do Sul também anunciou a suspensão da compra de carne de frango brasileiro.
Os três países entraram na lista de outras nações como: México, Argentina, China, Chile, Uruguai e União Europeia.
Saiba mais:
“Ela deixou de ser gostosa”, dispara Donald Trump sobre Taylor Swift em rede social
Joe Biden, ex-presidente dos EUA, é diagnosticado com câncer de próstata
Outros quatro países anunciaram suspensões regionalizadas: no Japão, a restrição valerá apenas para importações do município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, cidade onde o foco de gripe aviária foi identificado.
Vale lembrar que a doença não é transmitida para humanos pelo consumo de carne de aves nem de ovos. Segundo o Mapa, não há restrição de consumo.
*Com informações da CNN Brasil e Globo Rural.