Nesta terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com os presidentes do Irã, Ebrahim Raisi, e da Turquia, Recep Erdogan, sobre a tragédia humanitária causada pela guerra entre Israel e o Hamas, além de fazer um apelo para resgatar 30 brasileiros presos em Gaza.
Nas conversas desta terça, segundo o Planalto, o presidente reforçou a importância de um cessar fogo no conflito e pediu ajuda internacional para a liberação de cerca de 30 cidadãos brasileiros que aguardam na saída de Gaza.
O presidente turco se dispôs a contribuir com os trâmites para abertura de Rafah, na fronteira com o Egito.
Desde o início do conflito, Lula tem conversado com diversos líderes do Oriente Médio para tentar negociar a abertura de um corredor humanitário para retirar os brasileiros presos na Faixa de Gaza, além de garantir a entrada de suprimentos para os civis afetados.
O chefe do Executivo federal está trabalhando da residência oficial desde as cirurgias que fez no quadril e nas pálpebras, em 29 de setembro, e foi acompanhado pelo chanceler Mauro Vieira, durante os telefonemas.