Foi nomeado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (9/1), Gabriel Attal, de 34 anos, para o cargo de primeiro-ministro do país. O novo premier é o mais jovem da história da França e o primeiro assumidamente gay.
“O Presidente da República nomeou o senhor Gabriel Attal como primeiro-ministro e o encarregou de formar um novo governo”, diz a nota divulgada pelo Palácio do Eliseu no início da tarde.
Após a renúncia de Élisabeth Borne na segunda-feira (8/1) que alegou saber que Macron deseja nomear outras pessoas para impulsionar uma nova fase ao seu segundo mandato antes das eleições para o Parlamento Europeu e dos Jogos Olímpicos de Paris neste ano, o jovem ministro foi indicado.
Leia mais:
Primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, pede demissão
Macron disse ser contra acordo entre Mercosul e União Europeia
Attal passou por vários cargos no governo desde 2018, sempre foi extremamente leal a Macron e é reconhecido por ser um bom comunicador. O premier já inicia seu mandato com o a principal tarefa de reconstruir Macron após uma série de reformas impopulares em 2023.
O novo primeiro-ministro terá que formar o novo governo, provando que é capaz de fazer o “reset” que Macron prometeu nas declarações durante o Ano Novo, quando disse que faria uma reformulação industrial, econômica e também cívica da França.
Macron comentou no X, o antigo Twitter, a nomeação de Attal dizendo que sabe que pode “contar com a sua energia e o seu empenho” para implementar o seu projeto de “regeneração”.
*com informações CNN