Na manhã deste sábado (26/04), no Vaticano, ocorre o funeral do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. O evento acontece na Basílica de São Pedro e atraiu líderes de todo o mundo. A cerimônia está marcada para começou às 10h no horário local (5h no horário de Brasília) e é presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Entre os chefes de Estado presentes no funeral do papa Francisco está o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou ao Vaticano acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva. O casal presidencial chegou por volta das 4h40 no horário de Brasília (9h40 no horáriode Roma).
Veja fotos:


Saiba mais:
- Velório do Papa é encerrado; Lula e comitiva brasileira comparecem
- Após piora, Bolsonaro continua em jejum oral; novos exames descartam complicações
Outros líderes mundiais também participam da despedida de Francisco. Estão em Roma o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o presidente da Argentina, Javier Milei; o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; e o presidente da França, Emmanuel Macron. Durante a chegada à Praça de São Pedro, Zelensky foi aplaudido pelos fiéis que acompanham a cerimônia.
Veja fotos de Milei e Trump no funeral:


O Vaticano confirmou a participação de 130 delegações oficiais, com a presença de 50 chefes de Estado e 10 membros da realeza. A expectativa é que milhares de fiéis compareçam à Basílica de São Pedro para prestar suas últimas homenagens. Para comparação, o funeral do papa Bento XVI, em 2023, reuniu cerca de 50 mil pessoas, enquanto o de João Paulo II, em 2005, atraiu mais de 300 mil fiéis.
Comitiva brasileira vai ao funeral
A delegação brasileira que acompanha Lula é composta por diversas autoridades. Estão presentes em Roma o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Todos eles já se posicionaram na Praça de São Pedro para o início da cerimônia.
Também integram a comitiva brasileira o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos). Além deles, deputados e senadores como Luiz Gastão (PSD-CE), Reimont (PT-RJ), Odair Cunha (PT-MG), Padre João (PT-MG), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), Professora Goreth (PDT-AP), Leila Barros (PDT-DF), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Renan Calheiros (MDS-AL) estão presentes.
Confira vídeo do funeral:
Muitos desses parlamentares e ministros também participaram do velório do papa Francisco, realizado na sexta-feira (25/4), na Basílica de Santa Maria Maior