A Fifa anunciou a seleção do ano de 2023. Essa parte da cerimônia é realizada em parceria com o Sindicato Mundial de Jogadores de Futebol (FIFPro), que divulga os finalistas. A novidade este ano é a presença inédita do craque Vinicius Junior, único brasileiro na equipe dominada por atletas do Manchester City. No time feminino, as inglesas foram maioria.
Veja a lista com os nomes
- GOLEIRO: Courtois (Bélgica e Real Madrid)
- DEFENSORES: Ruben Dias (Portugal e Manchester City), Stones (Inglaterra e Manchester City e Walker (Inglaterra e Manchester City)
- MEIO-CAMPISTAS: Bernardo Silva (Portugal e Manchester City), De Bruyne (Bélgica e Manchester City) e Bellingham (Inglaterra, Borussia Dortmund e Real Madrid)
- ATACANTES: Messi (Argentina, PSG e Inter Miami), Haaland (Noruega e Manchester City), Mbappé (França e PSG) e Vinicius Junior (Brasil e Real Madrid)
Leia mais
VÍDEO: Tigre corre atrás de homem dentro de mansão milionária
“EUA estão à beira de perder segurança marítima”, diz Houthis
- GOLEIRA: Mary Earps (Inglaterra e Manchester United)
- DEFENSORAS: Lucy Bronze (Inglaterra e Barcelona), Alex Greenwood (Inglaterra e Manchester City) e Olga Carmona (Espanha e Barcelona)
- MEIO-CAMPISTAS: Ella Toone (Inglaterra e Manchester United), Aitana Bonmatí (Espanha e Barcelona) e Keira Walsh (Inglaterra e Barcelona)
- ATACANTES: Lauren James (Inglaterra e Chelsea), Alessia Russo (Inglaterra, Manchester United e Arsenal), Alex Morgan (Estados Unidos e San Diego Wave FC) e Sam Kerr (Austrália e Chelsea)
Mais de 28 mil jogadores profissionais participaram dessa votação mundial. O time ideal é a única premiação global decidida exclusivamente pelos atletas. Foram 23 jogadores entre os finalistas, avaliados pela performance durante o período entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023.
Ao final, são escolhidos um goleiro, três defensores, três meio-campistas e os três atacantes mais votados. A última vaga no time é destinada ao jogador de linha com o maior número de votos no geral.
Brasileiros na seleção FIFPro:
- 2005 – Dida, Cafu e Ronaldinho Gaúcho
- 2006 – Kaká e Ronaldinho Gaúcho
- 2007 – Kaká e Ronaldinho Gaúcho
- 2008 – Kaká
- 2009 – Dani Alves
- 2010 – Maicon e Lúcio
- 2011 – Dani Alves
- 2012 – Dani Alves e Marcelo
- 2013 – Dani Alves e Thiago Silva
- 2014 – David Luiz e Thiago Silva
- 2015 – Thiago Silva, Dani Alves, Marcelo e Neymar
- 2016 – Dani Alves e Marcelo
- 2017 – Dani Alves, Marcelo e Neymar
- 2018 – Dani Alves e Marcelo
- 2019 – Alisson e Marcelo
- 2020 – Alisson
- 2022 – Casemiro
- 2023 – Vinicius Junior