31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Fala de ministro espanhol sobre Milei “ingerir substâncias” gera crise diplomática entre Argentina e Espanha

Publicado em:

- Anúncio -

Uma crise diplomática parece estar surgindo entre Espanha e Argentina: tudo começou na sexta (3/5), quando o ministro dos Transportes espanhol, Óscar Puente, sugeriu que o presidente argentino Javier Milei havia tomado “substâncias”.

“Vi Milei na TV”, declarou o ministro durante conferência organizada pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). “E quando saiu (…) não sei se foi antes ou depois de ingerir substâncias (…) eu disse: ‘É impossível que ganhe as eleições'”, acrescentou.

Ele continuou, afirmando que “Há pessoas muito más que, sendo elas mesmas, chegaram ao topo”, e citou como exemplos Milei e o ex-presidente norte-americano Donald Trump.

A presidência argentina logo respondeu no X, ex-Twitter, acusando Pedro Sánchez, presidente do governo da Espanha, de aplicar políticas que “levam pobreza e morte” ao seu povo.

A postagem disse:

“Sánchez (…) colocou em perigo a classe média com as suas políticas socialistas que só levam pobreza e morte”.


Leia mais:

Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei  

VÍDEO: Milei anuncia primeiro superávit trimestral em 16 anos na Argentina


Milei também criticou o governo espanhol, de ter “comprometido a unidade do Reino, concordando com os separatistas e levando à dissolução da Espanha”, em uma referência ao acordo político do PSOE com os partidos separatistas bascos e catalães para formar um governo em 2023.

A Presidência argentina acusou também Sánchez de ter “problemas mais importantes para resolver, como as acusações de corrupção que recaem sobre a sua mulher”, Begoña Gómez, que está sendo investigada por tráfico de influência e corrupção. A investigação contra ela foi aberta após uma denúncia da associação “Mãos Limpas”, grupo próximo da extrema direita.

Neste sábado (4), o Ministério das Relações Exteriores espanhol emitiu um breve comunicado, que disse:

“O governo da Espanha rejeita categoricamente os termos infundados da declaração emitida pela Presidência da República Argentina, que não correspondem às relações de dois países e povos irmãos.

O Governo e o povo espanhol continuarão mantendo e reforçando os seus laços fraternos e as suas relações de amizade e colaboração com o povo argentino, vontade compartilhada por toda a sociedade espanhola”.

Em duas semanas, Milei deverá embarcar para uma visita à Espanha onde participará, tal como fez em 2022, de um evento organizado pelo partido de oposição de extrema direita Vox. Não estão previstos encontros dele com Sánchez nem com o rei da Espanha, Felipe VI.

*Com informações de UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no X

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -