As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Adeus, carimbo! Europa começa a usar sistema eletrônico para registrar entrada de viajantes neste domingo (12)

Implementação será gradual e deve ser concluída até o dia 9 de abril de 2026
12/10/25 às 16:58h
Adeus, carimbo! Europa começa a usar sistema eletrônico para registrar entrada de viajantes neste domingo (12)

O tradicional carimbo no passaporte está com os dias contados. A partir deste domingo (12/10), 29 países europeus — entre eles Portugal, França e Espanha — começam a substituir o carimbo manual por um sistema eletrônico de controle de entrada e saída (EES, na sigla em inglês).

A implementação será gradual e deve estar concluída até 9 de abril de 2026. Até lá, os viajantes ainda poderão receber o selo manual nos passaportes. O Reino Unido ficará de fora da novidade.

O Sistema de Entrada/Saída (EES) usará dados biométricos, como impressões digitais e imagem facial, para identificar viajantes que não sejam cidadãos da União Europeia nem de países do Espaço Schengen (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

A medida afeta diretamente brasileiros e outros turistas que viajam à Europa por até 90 dias a cada 180 dias, sem necessidade de visto.

Como vai funcionar?

Na chegada ao país europeu, o viajante terá as impressões digitais coletadas ou uma foto facial registrada por agentes de fronteira. Também será possível realizar o pré-cadastro em totens eletrônicos nos pontos de entrada ou por meio de aplicativos oficiais, conforme cada país disponibilizar o serviço.

Mesmo com o pré-cadastro, todos os viajantes deverão passar pela checagem presencial de um agente de imigração. Se necessário, os dados biométricos poderão ser coletados novamente.

Mudanças futuras: Etias

O EES é apenas parte do novo pacote europeu de controle de fronteiras. A União Europeia também lançará, no último trimestre de 2026, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias) — uma autorização eletrônica obrigatória para turistas de países que não precisam de visto, como o Brasil. O documento custará 20 euros.


Saiba mais: 

Papa Leão XIV posta foto com Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Helicóptero cai em Huntington Beach e deixa cinco feridos


Países que adotarão o EES

Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

 

*Com informações do G1.