EUA interceptam terceiro navio vindo da costa da Venezuela, dizem fontes

Petroleiro, fretado pela Chevron, é carregado no terminal de petróleo de Bajo Grande, no Lago Maracaibo, no município de São Francisco, Venezuela (Foto: REUTERS).
Os Estados Unidos interceptaram mais uma embarcação na costa da Venezuela, em águas internacionais, disseram dois funcionários americanos à Reuters neste domingo (21/12). Essa seria a terceira operação do tipo, e a segunda só neste final de semana.
A medida ocorre dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado um “bloqueio” a todos os petroleiros sujeitos a sanções que entram e saem da Venezuela.
As autoridades, que falaram sob condição de anonimato, não disseram qual embarcação foi interceptada nem informaram a localização específica da operação.
Leia mais:
Países do Mercosul pedem retorno à democracia na Venezuela; Brasil fica de fora
Trump ordena bloqueio naval e aéreo na Venezuela, até Maduro “sair”
No sábado (20), a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, confirmou em um post no X a apreensão de um petroleiro vindo da Venezuela. Ela escreveu:
“Os Estados Unidos continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado, usado para financiar o narcoterrorismo na região”.
Os EUA apreenderam um grande petroleiro chamado Skipper, que era alvo de sanções pelas suas ligações com o Irã, em 10 de dezembro.
*Com informações da CNN Brasil.






