Uma pesquisa de intenção de voto da Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (23/7) mostra Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, com 44% das intenções de votos, contra 42% de Donald Trump. Harris é a favorita para assumir a nomeação do Partido Democrata para disputar a eleição presidencial em novembro deste ano, após a desistência do atual presidente Joe Biden, no último final de semana.
Pela pesquisa, Harris e Trump estão tecnicamente empatados. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. O levantamento foi realizado entre segunda e terça, após a desistência de Biden da corrida presidencial, e entrevistou 1.241 adultos em todos os EUA, incluindo 1.018 eleitores.
Harris e Trump estavam empatados em 44% na última pesquisa Reuters/Ipsos realizada em 15 e 16 de julho, e Trump liderava por um ponto percentual num levantamento de 1º e 2 de julho, ambas dentro da mesma margem de erro.
Leia mais:
Kamala Harris agradece a Biden e afronta Trump em discurso à equipe de campanha
Outra pesquisa divulgada na segunda (22), pelo instituto Morning Consult, também apontou empate técnico entre os candidatos.
A pesquisa mais recente também mostrou que 56% dos eleitores registrados concordaram com a afirmação de que Harris, de 59 anos, era “mentalmente afiada e capaz de lidar com desafios”, em comparação com 49% que disseram o mesmo de Trump, de 78 anos.
Segundo a Associated Press, Kamala Harris já teria conquistado o número necessário de delegados para assegurar a indicação à candidatura democrata nas eleições. O nome dela ainda deverá ser ratificado pela convenção nacional do Partido Democrata, que vai ocorrer entre 19 e 22 de agosto.
*Com informações do G1.