O brasileiro Ederson, do Manchester City e titular da seleção brasileira de Fernando Diniz, foi eleito nesta quarta-feira (27/12) o melhor goleiro do mundo em 2023 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).
Ederson, de 30 anos, chegou ao Manchester City em 2017 e desde então sempre apareceu entre os dez melhores da lista da IFFHS. A conquista do topo, porém, só veio com a temporada praticamente perfeita do City, que conquistou a tríplice coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra) e o Mundial de Clubes, além da titularidade na seleção.
Ele é o segundo brasileiro a conquistar o prêmio. O primeiro foi Alisson, do Liverpool, em 2019. O titular do Brasil nas duas últimas Copas aparece na oitava posição na lista de 2023. O Brasil é o único país que tem dois representantes no Top 10.
Ederson totalizou 145 pontos, quase o dobro do segundo colocado, o argentino Emiliano Martinez, do Aston Villa, campeão da Copa do Mundo do Catar, que teve 76. O belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, ficou em terceiro lugar, com 73.
Leia mais
Saiba quem são os homens mais bilionários do mundo
Doença do “cervo zumbi” se espalha nos EUA
Confira os melhores goleiros de 2023 pela IFFHS:
- Ederson (Brasil), do Manchester City
- Emiliano Martinez (Argentina), do Aston Villa
- Thibaut Courtois (Bélgica), do Real Madrid
- Marc-Andre Ter Stegen (Alemanha), do Barcelona
- Jan Oblak (Eslovênia), do Atlético de Madrid
- Gianluigi Donnarumma (Itália), do PSG
- Yassine Bounou (Marrocos), do Sevilla/Al-Hilal
- Alisson (Brasil), do Liverpool
- Andre Onana (Camarões), da Inter de Milão/Manchester United
- Mike Maignan (França), do Milan