O Papa Francisco passou uma noite tranquila no hospital e tomou café da manhã nesta quarta-feira (19/2), disse o Vaticano na última atualização sobre a saúde do pontífice.
Ainda do acordo com a Santa Sé, Francisco saiu da cama esta manhã e sentou-se em uma poltrona. Os relatos são de que coração do pontífice está “aguentando muito bem”, o que é importante na situação do papa: em uma pessoa idosa e debilitada, submetida a terapia com antibióticos para pneumonia, o coração é constantemente monitorado.
No momento, ele não precisa permanecer ligado ao oxigênio, pelo menos não permanentemente. Permanece a prescrição médica de “repouso absoluto”, o que significa também nenhuma visita, exceto a de seus colaboradores mais próximos.
Leia mais:
Conclave: Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus é elegível a próximo Papa
Papa Francisco pode estar no fim da vida, afirma imprensa italiana
O estado do Papa
Ainda na terça (18/2), o Vaticano divulgou que Francisco apresenta o início de uma pneumonia dupla, ou seja, quando ambos os pulmões são afetados. Trata-se de uma infecção séria que pode inflamar e deixar cicatrizes em ambos os pulmões e dificultar a respiração.
O Vaticano havia dito anteriormente que o pontífice tinha uma infecção polimicrobiana, que ocorre quando dois ou mais microrganismos estão envolvidos. O comunicado anterior chamou a situação do papa de “complexa”.
O pontífice tem enfrentado problemas de saúde nos últimos anos, incluindo crises regulares de gripe, dor no nervo ciático e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023.
*Com informações de CNN Brasil e Metrópoles