Nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na noite desta segunda-feira (27/1), que o modelo de inteligência artificial (IA) chinês, o “DeepSeek”, serve como alerta para as empresas norte-americanas, já que a iniciativa além de acessível, é eficaz dentro da proposta.
“Nos últimos dias, venho lendo sobre as companhias chinesas. Uma em particular fez um método mais rápido e muito menos caro para lidar com a IA. Isso é bom. Você não precisa gastar tanto dinheiro. Já fiz isso como chefe.”, disse o Trump.
Segundo Trump, as empresas norte-americanas precisam de mais empenho na criação de ferramentas para competir pela primazia das tecnologias de IA.
Leia também:
Trump corta verbas e instalações sanitárias para venezuelanos em Roraima são fechados
Trump suspende ajuda humanitária para ONG que auxilia imigrantes em Manaus
“Temos os melhores cientistas da computação do mundo. Até a liderança chinesa me disse isso”, disse. “É muito incomum quando vemos alguém surgir com a ideia que nós tradicionalmente temos primeiro. Eu diria que pode ser um desenvolvimento positivo. Em vez de gastar bilhões e bilhões, gastaremos menos e teremos a mesma solução”, declarou ainda.
O que é DeepSeek?
O DeepSeek R1 é um lançamento do modelo de inteligência artificial (IA) chinês que está mudando muitos paradigmas sobre o que é necessário para atingir performances de ponta no universo dos chatbots.
A nova inteligência artificial teve orçamento menor que o ChatGPT, por exemplo, e mesmo assim, promete rivalizar com o aplicativo já que apresenta modelo avançado e custos operacionais menores. A plataforma já é uma novidade bem aceita pelos norte-americanos, por exemplo.
Ndivia perde liderança após Deepseek
A Nvidia, gigante do setor de tecnologia especializada em chips para inteligência artificial (IA), perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo. A queda nas ações da Nvidia foi superior a 11%, registrada no pré-mercado da bolsa de valores.
Ndivia se pronuncia
Após o lançamento, a Nvidia disse que novo modelo lançado China – a DeepSeek, é um “excelente avanço em IA”. “O trabalho da DeepSeek ilustra como novos modelos podem ser criados, aproveitando modelos amplamente disponíveis e computação que está totalmente em conformidade com os controles de exportação”, disse a empresa.