27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Decreto no Peru passa a considerar transexualidade como doença mental; ativistas protestam

Publicado em:

- Anúncio -

O governo do Peru passou a classificar a transexualidade e transtornos de identidade de gênero como doenças mentais. A classificação faz parte de decreto que atualiza as regras do Peas (Plano de Seguro de Saúde Essencial), que orienta planos de saúde sobre tratamentos a serem oferecidos na rede pública e privada, e foi publicado nesta quarta (15/5).

O novo documento lista transexualidade, travestismo e transtorno de gênero na infância como enfermidades.

O Ministério da Saúde do país se baseou em uma versão antiga do CID (Classificação Internacional de Doenças) da OMS, que considerava a transexualidade uma doença mental Em 2022, o texto foi atualizado e passou a tratar a transexualidade como “condição relativa à saúde sexual” para incentivar políticas públicas de saúde.


Leia mais:

Presidente do Peru Dina Boluarte é acusada de deixar o cargo para fazer plástica

Dono de bar LGBTQIA+ é preso por “extremismo” na Rússia


A medida já está atraindo críticas, com grupos LGBTQIA+ dizendo que o texto abre espaço para incentivar as chamadas “terapias de reorientação sexual”, e exigindo mudanças. Jorge Apolaya, porta-voz do Coletivo Marcha do Orgulho de Lima, afirmou ao jornal El Comercio:

“A lei em si está desatualizada e deixa a porta aberta para terapias de conversão, bem como para o uso de hormônios para corrigir a homossexualidade, terapias que são consideradas tortura de acordo com o direito internacional”.

O governo peruano, por sua vez, se pronunciou dizendo que o decreto “garante que a cobertura do atendimento de saúde mental seja completa”. Em sua nota, o ministério da Saúde também disse:

“O Minsa reafirma categoricamente seu respeito pela dignidade do indivíduo e sua liberdade de ação no âmbito dos direitos humanos, prestando serviços de saúde em seu benefício”.

*Com informações de UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -