A Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro em direção ao mar da sua costa oeste, nesta quarta-feira (24/01 – horário local), informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Os mísseis foram disparados por volta das 7h, no horário local, e estavam sendo analisados pela Coreia do Sul e pela inteligência dos EUA, informou o Estado-Maior. Outras ações do Norte estão sendo monitoradas, acrescentou Coreia do Sul.
Leia mais
VÍDEO: hipopótamos não sabem nadar; entenda
Equador flexibilizou toque de recolher em algumas regiões
As tensões aumentaram na península coreana após a intensificação das manobras militares da Coreia do Sul e dos EUA em resposta aos testes de armas pela Coreia do Norte.
Esse disparo de mísseis ocorre depois de Pyongyang ter dito que testou um míssil hipersônico de combustível sólido com alcance intermédio no início deste mês, uma ação que foi condenada pelos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.
Este foi o primeiro disparo de mísseis de cruzeiro desde setembro de 2023 e o segundo movimento militar da Coreia do Norte nos últimos dias. Na quinta-feira (18/01), a o país afirmou ter testado um sistema de armas nucleares submarinas, conhecido como “Haeil-5-23”.
*com informações de CNN