A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen intimou, nesta terça-feira (8), os países do Norte a seguirem o exemplo da União Européia na ajuda financeira aos países do Sul, em termos de luta contra as mudanças climáticas. Von der Leyen diz que a Europa está a acelerar as ajudas, no sentido de fazer a sua parte no compromisso de dar 100 mil milhões de dólares em ajuda.
“Os países do Sul tem recursos em abundância. Vamos trabalhar em conjunto. Por isso, a União Europeia está assinando parcerias para o hidrogénio com o Egito, a Namíbia e o Cazaquistão. Estamos a ajudar parceiros como o Vietnã e a África do Sul a descarbonizar as economias. Precisamos atingir os objetivos dos acordos de Paris e a Europa mantém esse esforço. Vamos reduzir as emissões de gases com efeito de estufa pelo menos em 55% até 2030”, disse Von der Leyen.
Segundo os ativistas e peritos presentes na COP27, a conferência pode passar ao lado de um tema fulcral, que é o dos danos causados no tecido social dos países sempre que acontecem catástrofes climáticas ou desastres naturais causados pelas alterações climáticas.