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Conflito no Mar Vermelho aumenta custos e tempo em fretes marítimos, inclusive no Brasil

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Os custos de transportes marítimos tiveram um salto de 121,59%, abalados com o início de ataques do grupo Houthis no Mar Vermelho, a alteração na operação também aumentaram junto o tempo de navegação de cada embarcação, a informação é do índice Freightos Baltic .

De acordo com as informações que medem as taxas globais de frete de contêineres, mostram que no dia 1º dezembro de 2023, o valor médio do frete de um contêiner de 40 pés estava em US$ 1.179,20 (R$ 3.992,86). No dia 12 de janeiro esse frete já estava em US$ 2.613,00 (R$ 4925.70), justificando o aumento da porcentagem.

Com a não utilização do Canal de Suez, os navios estão tendo que desviar a rota pelo Cabo da Boa Esperança, um aumento de mais ou menos 10 dias na rota de uma embarcação que faz Ásia e Europa, explica Larry Carvalho, advogado especialista em logística e direito marítimo.

“Levando em consideração que o custo médio por embarcação só de óleo bunker (óleo combustível da embarcação) está na casa de US$ 30.000 por dia, a gente tem um aumento aí na casa de 300 mil dólares só de custo de combustível, sem falar de mão de obra e vários outros custos envolvidos”, diz.

Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram ataques na semana passada contra os Houthis no Iêmen. Foi uma ofensiva contra o grupo rebelde que começou a atacar os navios no Mar Vermelho no final do ano passado. As tensões na região não diminuem e integrantes de alta patente dos Houthi já disseram ao Irã que o grupo continuará os seus ataques no Mar Vermelho “enquanto o genocídio na guerra de Gaza continuar”.

Drewry Shipping Consultants, uma consultoria que acompanha o setor de transporte marítimo, alertou que as próximas semanas serão “críticas” por conta da maior demanda que antecede o Ano Novo Lunar chinês, em fevereiro.

Por causa disso, empresas brasileiras de transporte internacional estão fazendo algumas recomendações aos seus clientes, para garantir o transporte de mercadorias.

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Produtos mais caros no Brasil

De acordo o especialista Larry Carvalho, o aumento nos preços nos fretes e nos custos de navegação podem chegar no bolso dos brasileiros, já que vários produtos que consumimos no país vêm da Ásia.

“Bens do dia a dia que são importados da China, itens de bazar, cama, mesa e banho, itens de cozinha e de plástico, que são importados da China e ainda têm os itens de vidro também, todos eles vão ter impacto significativo, porque o frete marítimo basicamente dobrou em menos de um mês”, ressalta.

Vários desses itens estão inclusos no grupo “artigos de residência”, um dos que compõem o IPCA, índice que mede a inflação oficial no Brasil, que pode sofrer variação com o aumento dos preços dessas mercadorias nos próximos meses.

Outra preocupação do mercado é com o preço do petróleo, que apesar da volatilidade nos últimos dias, ainda está contendo altas mais expressivas devido aos estoques ainda disponíveis da commodity e seus derivados nos EUA.

*com informações CNN

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