26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Cientistas descobrem dente preservado de tubarão extinto no mar do Havaí

Publicado em:

- Anúncio -

Um estudo publicado pela revista Historical Biology revelou a descoberta de cientistas norte-americanos de um dente de Otodus megalodon (tubarão gigante, ancestral dos tubarões modernos), com 3,5 milhões de anos, com a polpa muito bem preservada pela primeira vez.

O fóssil foi encontrado nas profundezas do Pacífico Norte, por paleontólogos da Universidade do Wyoming, nos EUA, medindo sete centímetros de comprimento em um promontório submarino a mais de 3.000 metros de profundida no mar, perto do Havaí.

O estudo foi publicado na quinta-feira passada (14/12), pela revista, e conta que como o dente estava apenas parcialmente fossilizado, a equipe pôde ver detalhes minuciosos, jamais vistos antes. Isso porque o esmalte e a polpa esponjosa no interior ainda estavam intactos.

O dente foi descoberto entre as rochas, exposto, intacto e por acidente. Cientistas estavam na área com um ROV (Veículo Operado Remotamente) para compreender a geologia e biologia do fundo do mar.


Leia mais:

VÍDEO: Estudante faz imagens após ataque de tubarão para se despedir

Ao comemorar 102 anos, idosa ganha festa com stripper de presente de aniversário


 

Pela primeira vez

Os cientistas descobriram que as bordas cortantes e serrilhadas do dente ainda estavam intactas e acreditam que o fóssil tenha passado os últimos milhões de anos no topo do monte submarino, onde as correntes oceânicas impediram que a areia o cobrisse.

Apenas a parte externa do dente parecia fossilizada. Os pesquisadores descobriram que o mineral manganês começou a incrustar o dente, mas que isso só aconteceu parcialmente até agora.

“Normalmente, quando o manganês fossiliza um dente cujo interior está exposto, o resultado é apenas o esmalte (uma casca oca do dente)”, explicam os paleontólogos no estudo.

O Otodus megalodon é uma espécie extinta de tubarão gigante, o megalodonte, que viveu entre 23 e 3,6 milhões de anos atrás. Seu nome significa “dente gigante“. Estima-se que ele media entre 10 e 20 metros de comprimento.

O maior tubarão predador existente hoje em dia é o grande tubarão-branco. Ele costuma atingir 4,9 metros de comprimento,  ou seja, o megalodonte pode ter sido três ou quatro vezes maior do que ele.

Acredita-se que ele tenha sido extinto justamente por seu tamanho e apetite. Quando o nível do mar caiu, entre 2,6 e 3,5 milhões de anos atrás, não havia presas suficientes e a espécie acabou sendo extinta, juntamente com outros predadores marinhos.

*com informações UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -