O ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov disse hoje na televisão estatal do seu país que a Rússia estaria aberta a uma reunião entre o presidente Vladimir Putin e o presidente dos Estados Unidos Joe Biden numa das próximas reuniões do G20. A próxima reunião dos vinte países mais ricos do mundo está marcada para o mês que vem.
Caso ocorra essa reunião, seria a primeira vez que os dois mandatários se encontrariam desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano.
Lavrov disse que a Rússia estava disposta a ouvir quaisquer sugestões sobre conversações de paz, mas que ele não poderia dizer antecipadamente a que este processo levará.
Leia mais:
Cúpula do G7 convoca reunião de emergência após bombardeios à Ucrânia
Putin diz ter atacado Ucrânia como retaliação
No entanto, o chanceler aproveitou sua fala para fazer uma crítica aos Estados Unidos, afirmando que o país está envolvido na guerra da Ucrânia praticamente desde o seu início. Ele disse:
“Parece-me que os americanos estão participando de fato desta guerra há muito tempo. Esta guerra está sendo controlada pelos anglo-saxões”.
Enquanto isso, o conflito prossegue, com recentes bombardeios em território ucraniano fazendo com que a cúpula do G7 convocasse uma reunião de emergência com a participação do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para falar sobre a escalada do conflito no Leste Europeu.