A casa de apostas americana Polymarket, que opera com criptomoedas, apontou quem deverá ser o sucessor do papa Francisco no comando do Vaticano. De acordo com a plataforma, o italiano Pietro Parolin é o favorito para ser escolhido como o novo pontífice no conclave que começa no dia 7 de maio.
A Polymarket também previu corretamente a vitória do presidente Donald Trump nas eleições de 2024. Enquanto as principais pesquisas indicavam Kamala Harris como favorita, a plataforma apostava na vitória do republicano.
Quem é Pietro Parolin
O cardeal italiano Pietro Parolin, de 70 anos, atualmente ocupa o cargo de Secretário de Estado do Vaticano, sendo o responsável por conduzir os preparativos para o próximo conclave. O cardeal era considerado o “vice-papa” de Francisco.
Leia mais
Dois cardeais da ala conservadora da Igreja Católica não participarão do Conclave
Vaticano divulga data do Conclave para escolha do novo papa; veja
Parolin já demonstrou posicionamentos contrários a algumas pautas defendidas pelo papa Francisco, como a bênção a casais homoafetivos. No entanto, seu perfil é considerado mais moderado, situando-se entre o progressismo de Francisco e o conservadorismo tradicional de papas anteriores.
Parolin foi o primeiro cardeal nomeado por Francisco. Sua posição como Secretário de Estado o coloca como um dos nomes com maior apoio entre os cardeais europeus da ala conservadora, especialmente os italianos. Segundo dados da Polymarket, há 27% de probabilidade de o italiano ser escolhido como papa, enquanto o cardeal Luis Antonio Tagle, de 67 anos, das Filipinas, aparece com 21% de chances de assumir o papado.