O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (25/4) as imagens do fechamento do caixão do Papa Francisco, em uma cerimônia privada realizada na Basílica de São Pedro. O ritual marca o encerramento do velório do pontífice, falecido aos 88 anos na última segunda-feira (21/4).
Seguindo a tradição, o corpo foi depositado em um caixão de madeira que, em breve, será inserido em um segundo, de zinco, e depois novamente selado em madeira.
Durante o ato litúrgico, foram incluídas moedas, medalhas cunhadas durante o pontificado e uma ata oficial do evento, com leituras bíblicas, orações em latim e cânticos religiosos. A cerimônia foi conduzida pelo arcebispo Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias.
Leia mais
Dom Leonardo Steiner faz homenagem ao papa Francisco: “Temos muito a agradecer”
“Não tenho condições pela idade”, diz cardeal brasileiro de 88 anos sobre ser eleito papa
O ritual incluiu o véu de seda branca sobre o rosto do papa, bênçãos com água benta e o registro simbólico de seu legado com a inscrição do brasão papal e do tempo de vida e pontificado.
O fechamento do caixão representa também o fim da despedida pública ao líder da Igreja Católica, cuja vontade era ser sepultado de forma simples na Basílica de Santa Maria Maggiore, conforme indicado em testamento assinado em 2022.
O funeral ocorrerá neste sábado (26/4), às 10h no horário local (5h de Brasília), com a Missa das Exéquias presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. A celebração marcará o início do Novendiali, os nove dias de luto e oração em homenagem ao papa.